Entenda as diferenças de strass e zircônia

Quando falamos em joias ou semijoias, os acessórios com muito brilho e pedras coloridas estão na lista dos mais desejados. Cravejadas ou apenas fixadas às peças, as gemas ganham formas inusitadas em colares, anéis, brincos e pulseiras.

Strass ou zircônia? Ambas possuem brilho e podem ser encontradas na mesma coloração, como reconhecê-las? Afinal, quem já não se deparou com uma pedra branca brilhante dentro de uma loja de semijoias e ficou na dúvida sobre o tipo.

Quase idênticas, as pedras causam confusão ao serem vistas nas joias principalmente por aqueles que vivenciaram a ascensão do strass e estão começando a revender semijoias. As diferenças seriam praticamente imperceptíveis, senão fossem por pequenos detalhes de composição e de fixação.

Pensando nisso, a Equipe Antuane Semijoias selecionou algumas dicas para que você entenda as diferenças de cada uma e ajude suas clientes na hora da compra.

Strass, o brilho espelhado

Muito comum na década de 1980, o strass foi o protagonista de muitas reuniões de família, festas, casamentos e aniversários.  Com um brilho espelhado, o fragmento, sinônimo de sofisticação, era visto em diversos tipos de joias usadas nos eventos noturnos e também durante o dia.

Diferente das pedras que estamos acostumados, o strass é um fragmento de vidro lapidado para ser semelhante ao diamante. Revestido com uma camada refletora na base, assim como os espelhos, ele não pode ser cravejado nas peças devido sua fragilidade.  A origem do nome “strass” faz referência ao joalheiro George Friedrich Strass que descobriu esse processo de fabricação em 1775.

O material pode ser apenas fixado com cola específica ou preso por ganchos. Em relação a vida útil da matéria-prima, ela é bem menor do que muitas pedras sintéticas. Isso deve-se ao fato de que ao entrar em contato com a água, as pedras brilhantes correm o risco de descolar ou escurecer sem a possibilidade de recuperar o brilho.

Surpreenda-se no colorido das zircônias

Coloridas e brilhantes, as zircônias possuem características muito próximas do diamante principalmente no que diz respeito a durabilidade e visual. As gemas, diferentes do strass, têm grau elevado de dureza e aceitam cores diferenciadas durante a produção.

O brilho intenso da zircônia não é perdido nem ao ser molhada. De alta resistência, a zircônia permite que seja cravejada nas peças e é capaz de compor modelos de acessórios que vão dos clássicos aos mais ousados.

Diferente da zircônia encontrada na natureza, a versão cúbica feita em laboratório aceita vários tipos de lapidação e cortes que agregam valor maior às semijoias.

Combinações inusitadas

Combinar itens de vestuário com as peças confeccionadas em zircônias é muita tarefa fácil. Além das pedras serem coloridas, os materiais usados para formarem os acessórios incluem pérolas, banho de ouro 18K, ouro rosé, folheação de ródio branco, ródio negro, Prata 925, ouro branco e ouro 18K.

Não importa o estilo de roupa escolhida ou a ocasião, a zircônia fará parte do seu porta-joia sem perder a elegância.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência de compra. Se quiser saber mais, basta acessar nossa Política de Privacidade.